Qualidade da refeição no canteiro deve respeitar o trabalhador

Seja pelas mensagens via WhatsApp do Sintraconst-Rio, nas redes sociais do Sindicato, ou mesmo nas conversas das equipes de fiscalização nos canteiros de obra: a qualidade da refeição servida nas cantinas está pior. Muito pior.

As denúncias são cada vez mais graves. Há obras que não oferecem sequer um pedaço de carne para os trabalhadores no almoço.

Isso acontece em função de um artifício financeiro das construtoras – e muitas grandes construtoras. Para gastar um pouco menos na comida servida no canteiro, essas empresas estabelecem um valor para pagar ao cantineiro por refeição.

Algumas empresas não pagam mais do que R$10,50. E, assim, o cantineiro precisa se virar para servir uma refeição com esse valor.

As denúncias recebidas pelo Sintraconst-Rio vêm de várias obras, inclusive de empreendimentos luxuosos.

Assim, a mão fechada e mesquinha das empresas coloca em risco a segurança no canteiro de obra. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), por exemplo, destaca que a falta de ferro é responsável pela perda de 17% da produtividade em tarefas pesadas. A OIT ainda lembra que aumento de 1% nas calorias ingeridas significa um acréscimo de 2,27% de produtividade.

A orientação nutricional aponta para a importância de carboidratos complexos nas refeições, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, batatas, milho, etc. Esses alimentos são importantes para fornecer energia duradoura ao longo do dia.

Também é fundamental proteínas: carne bovina, frango, peixe, ovos, feijões e lentilhas. As proteínas são importantes para ajudar a reparar e construir músculos e tecidos danificados durante o trabalho físico.

O mesmo vale para gorduras saudáveis, provenientes de abacate, nozes, sementes e azeite de oliva. As gorduras saudáveis são importantes para fornecer energia e ajudar na absorção de vitaminas e minerais.

Também frutas e vegetais, como bananas, maçãs, laranjas, cenouras, alface e brócolis. As frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a manter a saúde e a energia ao longo do dia.

Assim, então, comida azeda, sem proteína e de baixa qualidade é um tiro no pé do próprio dono da construtora, que costuma comer em restaurantes distantes da realidade do canteiro.

Outra denúncia que chega ao Sindicato é em relação às longas filas para almoçar no canteiro.

“Fico meia hora até conseguir me servir. Algumas vezes, nem tem mais comida, ou a comida está fria”, conta um trabalhador de um grande empreendimento residencial em Botafogo.

Campanha salarial

Na campanha salarial 2023, além de reajuste nos salários e benefícios, o Sintraconst-Rio negocia para que as construtoras façam obrigatoriamente um gasto mínimo nas refeições, garantindo carne de primeira e outras proteínas servidas na obra – e não apenas ovo cozido como acontece atualmente.

Esse assunto foi destaque na assembleia de campanha salarial, inclusive, quando muitos trabalhadores relataram a queda na qualidade da alimentação nos canteiros.

O Sintraconst-Rio busca incluir na convenção coletiva de 2023 que o almoço servido no local de trabalho tenha valor unitário pelo menos de 50% do valor total do tíquete-refeição. Essa foi uma das reivindicações tiradas na assembleia.

As novidades sobre as negociações da campanha salarial 2023 são divulgadas aqui no site e também nas redes sociais do Sintraconst-Rio.