Reajuste salarial: Sindicato atualiza trabalhadores sobre andamento das negociações

Está em curso a campanha salarial 2023 dos trabalhadores da construção civil.

E, assim, as negociações com os representantes das empresas estão em andamento. São várias rodadas de reuniões em que o Sintraconst-Rio expõe as reivindicações dos trabalhadores definidas na assembleia de campanha salarial. A partir disso, os pontos são discutidos com os patrões.

Enquanto isso, no dia a dia da obra, as equipes de fiscalização atualizam as informações para os operários nas palestras e no bate-papo do canteiro.

Nesta primeira semana de maio, foi a vez dos trabalhadores do empreendimento da empresa Town Maker, na Barra da Tijuca, receberem a palestra.

No encontro o Sintraconst-Rio lembra das prioridades definidas pelos trabalhadores na assembleia:

• reajuste nos salários e no vale-alimentação
  • melhoria urgente na alimentação servida nos canteiros de obra
  • sistematização de programa de qualificação dos trabalhadores
  • expansão do Martelão 3S, assistência médica e odontológica

Algumas vezes as negociações emperram em algum ponto. E, portanto, é preciso paciência. Apressar o andamento das negociações pode resultar em perdas salariais para os trabalhadores. Ou mesmo perda nos benefícios.

A assinatura da convenção coletiva, onde fica definido o reajuste e os benefícios, não depende apenas do Sintraconst-Rio. E a convenção de 2023 só passa a valer depois de sua assinatura, tanto pelos representantes dos empresários como pelo Sintraconst-Rio, que representa os trabalhadores

A categoria está unida em busca de avanços nos direitos e benefícios, e não abre mão do que foi conquistado historicamente.