Campanha salarial 2024: mais de mil trabalhadores lotam assembleia

A pauta de reivindicações dos trabalhadores da construção civil do Rio de Janeiro foi definida em uma das assembleias mais significativas da história da categoria.

Mais de mil trabalhadores atenderam a convocação do Sintraconst-Rio e lotaram não só o auditório da sede do Sindicato, onde aconteceu a assembleia, como também as escadarias e outras áreas do local para acompanhar as discussões.

E é com essa força e legitimidade de representação que os trabalhadores vão para esta campanha salarial.

A pauta de reivindicações definida busca reajuste de 7% nos salários, cesta natalidade e seguro de vida. E reajuste de 20% na parte da alimentação: vale-alimentação e cartão assiduidade.

“Mostramos novamente que a vontade dos trabalhadores em avançar nos benefícios e salários é enorme. Foi uma assembleia do tamanho e do poder que os trabalhadores da construção civil têm”, destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

O reajuste de 7% reivindicado pela categoria garante a recomposição da perda salarial em função da inflação no último ano e também aumento real de cerca de 3%.

A aprovação também foi unânime na manutenção da contribuição assistencial, que garante as lutas da categoria, as fiscalizações nos canteiros de obra, atendimento jurídico aos trabalhadores e o benefício do Martelão 3S, a assistência médica e odontológica da categoria.

Agora, o próximo passo é a apresentação da pauta de reivindicações aos representantes dos empresários da construção civil. E a partir daí começam as negociações.

Mais do que nunca o Sintraconst-Rio está respaldado pela força da categoria.