Feriado da construção civil, 16 de outubro 2023. Confira as normas

O trabalhador e a trabalhadora da construção civil carioca têm dois feriados próximos um ao outro neste mês de outubro.

No dia 12 de outubro (quinta-feira), é o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Já no dia 16 de outubro (segunda-feira), é o feriado da construção civil do Rio de Janeiro, uma conquista do Sintraconst-Rio garantida em lei estadual e também na convenção coletiva de trabalho.

Vale lembrar que para o trabalho em canteiros de obra em feriados é preciso que a empresa faça acordo junto ao Departamento Jurídico do Sindicato. Para isso, envie email para assjur@sintraconstrio.org.br.

Em caso de trabalho nos feriados o adicional é de pagamento é de 100% sobre a hora normal, conforme definido em convenção coletiva.

Em função desses feriados, a sede central do Sintraconst-Rio estará fechada para atendimento presencial entre os dias 12 de outubro e 16 de outubro. O funcionamento retorna ao normal às 8h do dia 17 de outubro (terça-feira).