Sindicato combate prática antissindical da Cury Construtora

O Sintraconst-Rio recebeu recentemente denúncias de trabalhadores dos canteiros da Cury Construtora no Rio de Janeiro dando conta de prática antissindical e contra a liberdade sindical.

A empresa tem obrigado os trabalhadores, inclusive com ameaça de demissão, a se desfiliar do sindicato. E assim, com medo de perder o emprego diante dessa ameaça, o trabalhador se distancia da própria entidade que o representa.

É importante lembrar que essa prática da Cury Construtora vai contra as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e contra o Código Civil, conforme relata o Ministério Público do Trabalho por meio de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social, na publicação Atos Antissindicais, Manual de Atuação.

Nas últimas semanas, representantes do Sintraconst-Rio visitaram obras da empresa e conversaram com trabalhadores, explicando sobre essa ameaça que ataca a organização básica dos empregados.

O trabalhador dá um tiro no próprio pé ao deixar de contribuir e de participar do seu sindicato. Pois é justamente o Sindicato que busca o reajuste salarial e avanços nos benefícios. É a união que amplia os direitos. E a empresa sabe disso, até por isso busca enfraquecer a entidade sindical.

O resultado das ameaças da Cury é que o feitiço se voltou contra o feiticeiro. Os próprios trabalhadores que se opuseram a contribuir com o sindicato diante das ameaças da construtora, assinaram suas fichas de sindicalização após bate-papo com representantes do Sintraconst-Rio.

As leis contra ataques à liberdade sindical são muito claras. E como lembra o Ministério Público do Trabalho, há previsão de indenização, processo e reparação em casos de prática antissindical.

“As condutas antissindicais podem gerar danos passíveis de reparação individual e coletiva. No caso de danos coletivos, a indenização poderá ser destinada a reparar o sindicalismo, mediante destinação a entidades e projetos que promovam a liberdade sindical, combatam as condutas antissindicais, proporcionem qualificação de sindicalistas, realizem debates, encontros ou eventos sobre a organização sindical e/ou se destinem a propósitos similares”
Ministério Público do Trabalho

O Sintraconst-Rio acredita numa mudança urgente de posicionamento da Cury Construtora. Caso contrário, vai encaminhar formalmente denúncia ao Ministério Público.

One thought on “Sindicato combate prática antissindical da Cury Construtora

Fechado para comentários.