Empresa abandona trabalhadores na Fiocruz às vésperas do Natal

Mais uma vez a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, registra um caso de empresa terceirizada que abandona seus trabalhadores sem qualquer pagamento.

Desta vez foi a Dita Construções, que neste mês de dezembro deixou de lado seus 34 empregados que prestavam serviço dentro da Fiocruz.

Eles ficaram sem salário, décimo terceiro, FGTS e INSS.

É mais um descaso com os trabalhadores. A gerência de contrato da Fiocruz já havia garantido que casos assim não aconteceriam mais. No entanto, parece que o setor responsável por administrar os terceirizados na instituição está bem distante do padrão de excelência da Fiocruz.

O Sintraconst-Rio esteve nesta terça-feira (20 de dezembro) por lá para conversar com os empregados. O que se exige de imediato é o pagamento das verbas rescisórias. Os trabalhadores sequer foram informados oficialmente da situação.

Vale lembrar que é obrigação de quem contratou fiscalizar seus terceirizados.

O Sindicato aguarda um posicionamento da Dita Construções e também da própria Fiocruz. Caso as verbas rescisórias não sejam pagas com urgência, haverá um ato com os trabalhadores em Manguinhos, acompanhado do carro de som do Sintraconst-Rio.