Reajuste salarial acima da inflação e de 20% no vale-refeição/alimentação

A campanha salarial 2024 garantiu reajuste nos salários acima da inflação, aumento de 20% no vale-refeição e vale-alimentação e de 11% no prêmio assiduidade.

Os salários têm reajuste de 4,5%. O vale-refeição por dia vai para R$ 30,00. O vale-alimentação mensal vai para R$ 660,00. Já o prêmio assiduidade foi para R$ 300,00, com a garantia do benefício médico e odontológico do Martelão 3S, também com cursos de qualificação gratuitos, assessoria jurídica, descontos em redes de farmácia e muito mais.

O Sintraconst-Rio ainda conseguiu incluir funções que estavam fora da tabela de pisos, como artífice de obra – o que valoriza os profissionais e evita o desvio de função nos canteiros.

O reajuste salarial é retroativo ao mês de março, data-base da categoria, e começa a ser pago já no próximo contracheque.

Confira aqui a tabela de pisos salariais da Construção Civil 2024.

“Foi uma campanha salarial difícil, mas também vitoriosa. É uma conquista, conseguimos repor a inflação, com ganhos reais, e avançar nos benefícios”, destaca o presidente do Sindicato, Carlos Antonio.

Tempo das negociações do reajuste

Esta campanha salarial foi longa em função, entre outros pontos, da insistência da comissão de negociação do Sintraconst-Rio em garantir aumento no vale-alimentação/refeição. Isso foi uma reivindicação dos trabalhadores na assembleia.

Agora, com o reajuste definido e já no contracheque do trabalhador, fica claro que o aumento nos salários e nos benefícios só sai porque o Sindicato luta por esse aumento. A empresa, portanto, não dá aumento espontaneamente. Não fosse a insistência do Sintraconst-Rio em defesa da valorização dos salários dos trabalhadores, não haveria aumento algum. E isso mostra a força da categoria como um todo.

As cláusulas deste ano já estão valendo para toda a indústria da construção civil do Rio desde a assinatura do termo aditivo, que ocorreu no dia 21 de junho.

Aqui o termo aditivo à convenção coletiva de trabalho registrado.