Obra gringa em solo carioca não respeita as normas básicas de segurança

Foram várias tentativas, avisos, conversas e negociações. Mas a empresa Caddell Construction, responsável por construir o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, na Cidade Nova, faz pouco caso com as leis daqui.

Assédio moral, ameaças constantes, imposição e desrespeito são comuns no canteiro. E o mais grave: fica de lado também o respeito às normas regulamentadoras, o que coloca em risco a vida dos trabalhadores.

Por meses o Sintraconst-Rio, em nome dos operários do local, tentou conversar com a empresa. Mas a Caddel não se importava com os alertas. E as denúncias dos trabalhadores seguiam chegando ao WhatsApp do Sindicato às pencas: fotos e vídeos de flagrantes desrespeito às NRs.

E com a saúde dos trabalhadores não se negocia. Se a empresa sequer dá bola para a segurança no canteiro, aí a obra tem que parar.

Essa foi a decisão dos operários junto ao Sindicato: cruzar os braços e manifestar seu descontentamento. Isso aconteceu neste mês de março.

Logo em seguida, a empresa acionou a Justiça do Trabalho. E a agora a decisão sobre o assunto cabe a essa instância.

O Sintraconst-Rio vai permanecer com sua equipe de fiscalização junto aos trabalhadores na obra e com seu Departamento Jurídico ativo na Justiça.

Uma obra de tamanha importância carrega na mesma proporção o desrespeito às leis trabalhistas e às normas de segurança brasileiras. Assim, esse desrespeito não é apenas sobre os trabalhadores que estão ali no canteiro todos os dias erguendo o Consulado dos Estados Unidos, mas também sobre todas instituições nacionais.