O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro, foi fundado em 1º de janeiro de 1931. Na época, recebeu o nome de Aliança dos Operários nas Indústrias da Construção Civil do Rio de Janeiro, de acordo com o decreto nº 19.770 de 19/03/1931. Em 1939, foi transformada em Sindicato, baixado pelo então presidente da República do Brasil, Getúlio Dornelles Vargas, sendo ministro do Trabalho Lindolfo Boeckel Collor.
A sede própria do Sintraconst-Rio foi inaugurada em 29 de maio de 1981, no ano do Jubileu de Ouro da entidade, o que correspondia a 50 anos de lutas e glórias. Diversas autoridades estiveram presentes na festa, como o então presidente da República Federativa do Brasil, João Baptista de Oliveira Figueiredo, além do ministro do Estado do Trabalho, Murillo Macedo, e do Delegado Regional do Trabalho o Luiz Carlos de Brito. A sede trouxe muitas expectativas e uma nova casa para o trabalhador da construção civil.
Em 24 de abril de 2001, o Sintraconst-Rio passou a ser presidido por Jorge Pereira Machado, que ficou na direção do sindicato até o dia 28 de dezembro de 2009, data marcada pelo seu falecimento. Assim assumiu o atual presidente Carlos Antonio que vem lutando para unir cada vez mais a categoria.
O Sintraconst-Rio é um dos maiores e mais fortes Sindicatos da América Latina e tem o dever de sempre melhorar a condição de vida de seus trabalhadores e suas famílias.
Carlos Antonio, presidente Sintraconst-Rio
Diretoria
Presidente
CARLOS ANTONIO FIGUEIREDO SOUZA
Vice-presidente
VAGUINER DOS SANTOS MOURA
Secretário-geral
JOSÉ ROBERTO FERREIRA DA COSTA
Diretor Financeiro
DAVID ANTONIO PEREIRA DE SOUZA
Diretor Previdência Social
JOSÉ ARAÚJO DA COSTA
Diretor Prevenção a Acidentes de Trabalho
FABIO ANTÔNIO CÂMARA MONTEIRO
Diretor Social
LUIZ CARLOS ROZENDO
Diretor de Relações do Trabalho
DAVI GREGÓRIO GARCIA
Segundo Secretário
GERALDO COSTA
Segundo Tesoureiro
MAYSA GOMES
Segundo Vice-presidente
JOSÉ EVERALDO NÓBREGA LEITE