Lideranças debatem desenvolvimento do setor
O futuro da construção esteve em discussão nesta sexta-feira (18 de março) durante o Encontro do Setor da Construção Civil e do Mercado Imobiliário. O evento aconteceu no Sinduscon-Rio e contou com a participação das principais lideranças do setor.
O presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, participou de debates na parte da manhã junto com o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin; o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlos Caiado; e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do município, Chicão Bulhões.
Também participaram do encontro o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e Marcos Saceanu, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ).
Para o presidente do Sintraconst-Rio, os debates mostraram as previsões otimistas para o setor.
“Os números mostram que a perspectiva é que o setor cresça, as empresas expandam seus negócios com valorização da mão de obra e dos direitos dos trabalhadores do setor”, destaca Carlos Antonio.
Um exemplo do desenvolvimento do setor é que, no ano passado, o PIB da construção do Rio de Janeiro atingiu o maior crescimento desde 2010, com expansão de 7,4%.
Durante o evento, a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, divulgou dados que mostram a importância do setor para a economia estadual. Ela lembra que, atualmente, a construção civil é o segundo maior gerador de novos empregos formais no estado, ficando atrás apenas do segmento de serviços.
O Encontro do Setor da Construção Civil e do Mercado Imobiliário foi organizado pelo Sinduscon-Rio, pela Ademi-RJ e pela CBIC com apoio do Sintraconst-Rio.