Programa Qualifica Construção já é realidade

Preparar o trabalhador da construção civil para as novas tendências de produção no canteiro de obra. Esse é o foco do programa Qualifica Construção.

São várias cursos gratuitos que serão oferecidos a partir de uma parceria entre a Firjan e o Sindicato dos Empresários da Construção Civil do Rio (Sinduscon-Rio), com apoio do Sintraconst-Rio e do Martelão 3S.

Os cursos têm foco em novas tecnologias que já são implementadas nas frentes de trabalho, como sistema fotovoltaico para geração de energia, além de cursos tradicionais para o setor, como pintor e pedreiro.

A ideia é qualificar os trabalhadores para o momento de transformação tecnológica da construção civil.

Na cerimônia de assinatura do convênio, nesta quinta-feira (28 de julho), no Senai Tijuca, o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, salientou a importância da união do setor empresarial com os trabalhadores para aprimorar as frentes de trabalho.

“Não estamos escolhendo um lado ou outro, mas sim pensando no setor, que assim vai se desenvolver, aumentar a produtividade e renda”, lembra Carlos Antonio.

O presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, também destacou a parceria.

“Estamos buscando os mesmos interesses numa relação ganha-ganha”, afirma o representante dos empresários.

Também participaram da cerimônia de assinatura o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, e Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum da Construção Civil da Firjan. O encontro ainda contou com a participação de vários empresários do setor da construção civil.

Os cursos são ministrados no Senai Tijuca e no Senai Rodrigues Alves, em Santo Cristo. Os interessados em participar dos cursos podem entrar em contato com o zap do Martelão 3S, que é um dos meios para fazer o cadastro inicial: (21) 97029-0588.

Neste primeiro momento foi formada uma turma de pintor de obras com vinte alunos. Outras turmas estão em formação, pedreiro de alvenaria de vedação, isntalador de sistemas de drywall e eletricista de obra.