Luto na construção: falece ex-diretor sindical Geraldo do Sacramento
É com o pesar que o Sintraconst-Rio comunica o falecimento de seu ex-diretor Antonio Geraldo do Sacramento, aos 83 anos.
Seu Sacramento, como era conhecido, foi trabalhador da construção e, posteriormente, aposentado. Sua atuação em defesa das leis trabalhistas e dos aposentados ecoou em frentes de trabalho de todo o Rio de Janeiro.
Combativo, era um sindicalista que tinha especial atenção às leis trabalhistas. Fez parte da diretoria do Sintraconst-Rio desde 2001 e, durante a gestão 2016-2021, Sacramento atuou como diretor de Relações Trabalhistas da entidade.
Para o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, uma das marcas de Sacramento era o conhecimento das leis e o cuidado com os aposentados.
“Todos nós aprendemos muito com Seu Sacramento, uma figura exemplar e de grande atuação”, lembra Carlos Antonio, que destaca ainda o trabalho de Sacramento na valorização dos aposentados da construção civil junto ao Deptaconst, o Departamento de Aposentados do Sindicato.
No Deptaconst, Sacramento, junto a outros diretores, deu especial atenção a trabalhores aposentados. Ajudou a criar o projeto Há Arte na Terceira Idade – Talento Não Se Aposenta, que dava aulas de artes aos aposentados da construção, com produção de obras e exposição em várias galerias na cidade. Também participou da organização do Coral do Deptaconst e do projeto Bola Madura, campeonato de futebol dos trabalhadores aposentados.


Antonio Geraldo do Sacramento, de matrícula sindical 22321, faleceu na madrugada deste 17 de fevereiro de 2025, de insuficiência respiratória.
O velório será no dia 18 de fevereiro de 2025, das 15h às 18h, no Salão Celestial do Cemitério Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287. Caju).
Aos familiares e amigos de Seu Sacramento, toda nossa solidariedade.