Deu bom! Mobilização em refinaria coloca construtora dentro da convenção

A paciência dos mais de 50 trabalhadores da XFS Construction do Brasil estava no limite.

Eles prestam serviço na Refinaria Refit, em Manguinhos, e até o início deste mês de agosto a empresa não respeitava o básico da convenção coletiva: o piso salarial.

E assim, chamados pelos trabalhadores, o Sintraconst-Rio foi até a Refinaria e os acompanhou em uma paralisação de advertência, no dia 7 de agosto.

No dia seguinte, a XFS Construction do Brasil finalmente sentou em reunião com o Sintraconst-Rio para se adequar à convenção coletiva. E assim ficou estabelecido que:

• vai reajustar os salários dos empregados conforme a tabela de piso salarial
  • pagar o retroativo a março do reajuste salarial, inclusive dos empregados desligados da empresa
  • adequar o pagamento do adicional de horas extras aos sábados. Pois depois da sétima hora trabalhada, o adicional deixa de ser de 70% e passa para 100%, conforme a cláusula 35ª da convenção coletiva

Esse foi mais um caso de mobilização com resultados rápidos do Sindicato junto ao efetivo da obra. Durante o ato de paralisação em frente à refinaria, os representantes do Sintraconst-Rio lembraram que a reivindicação era de cumprimento da lei, nada além disso. E a empresa, obviamente, não pode se negar a fazer isso.